O que é Plasma?
Plasma é o estado da matéria mais energético e mais abundante na natureza. Observando a transição de fases da matéria de acordo com o seu nível de energia interna ou temperatura, no estado menos energético ela encontra-se no estado sólido, passando para o estado líquido, depois para o estado gasoso e por fim quando muita energia é envolvida o estado plama, ou simplesmente plasma.
À pressão ambiente a matéria pode se transformar em plasma à temperaturas da ordem a partir de 4.000 K para o Césio e até 20.000 K para o Hélio, dificilmente ionizável. Porém a baixas pressões, temperaturas bem menores são necessárias.
O plasma por ser um gás ionizado é suscetível a campo eletromagnéticos podendo ser moldado por eles. E essa é uma das razões para este nome: um gás moldável.
Onde encontramos plasmas?
Na natureza
Ser o estado físico mais abundante não quer dizer o mais próximo de nós ou facilmente identificável como tal. Um exemplo são as estrelas, que nos acompanham de dia e de noite. Todas elas estão no estado plasmas. No espaço rarefeito entre as galáxias também pode-se encontrar plasma. E o fenômeno da Aurora Boreal, observável nas proximidades dos pólos terrestres, que é a luminescência de plasma presente na alta atmosfera ocacionado pela aceleração das particulas carregadas nas regiões de maior intensidade do campo magnético terrestre. Os relâmpagos são plasmas.
No cotidiano
O plasma está nas luzes neón, nas TVs de plasma, nas soldas a plasma, nas lâmpada fluorescentes, nos jatos de exaustão dos fogetes, nos propulsores iônicos, nos arcos elétricos nas lâmpadas de arco, nas bolas de plasma, nos arcos produzidos por bobinas Tesla, no disparador elétrico dos fogões a gás, nas centelhas produzidas por descarga de eletricidade estática, entre outros. Os relâmpagos.
No laboratório
Grande parte da compreensão deste estado vem das pesquisas para o desenvolvimento de equipamentos que promovam a fusão nuclear. Um modelo de equipamento de fusão é o Tokamak: que é um artefato provido de um campo magnético toroidal que produz a fusão nuclear mediante o confinamento e aquecimento de plasma.
Uma definição de plasma é:
Um gás ionizado que contém elétrons livres em seu interior e é macroscopicamente neutro.

Detalhando as características
As características, um gás ionizado e macroscopicamente neutro, podem ser medidas precisamente pela frequência de plasma que é a frequencia com que oscilações coulombianas acontecem no interior do gás e pelo comprimento de Debye ou comprimento de blindagem de Debye que é o tamanho ou comprimento mínimo que o plasma deve ter para manter-se eletricamente neutro macroscópicamente.
